A Vespa velutina em Portugal

Sabia que existe um Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal?

 

Antes de mais cabe-nos contextualizar que a Vespa velutina é uma espécie de origem asiática. Denote-se que a Vespa velutina foi registada na Europa pela primeira vez em França, em 2004, onde terá sido provavelmente introduzida acidentalmente.

A Vespa velutina  pode  afetar  a  produção  apícola, e causar  repercussões  na biodiversidade e na segurança dos cidadãos.  Existem várias entidades envolvidas e que atuam em colaboração, tais como o ICNF, INIAV, DGAV, DRAP, Câmaras Municipais, SEPNA e Juntas de Freguesia.

A  deteção  ou  a  suspeita  de  existência  de  ninho  ou  de  exemplares  de  Vespa  velutina nigrithorax poderá ser comunicada através de um dos seguintes meios: 

  • Preenchimento de um formulário disponível online na página do Plano de Ação para  a  Vigilância  e  Controlo  da  Vespa  velutina  no  portal  do  ICNF;
  • Comunicação online das observações através da plataforma eletrónica STOPVespa 
  • Contatar  a  linha  SOS  AMBIENTE  (808  200  520);  neste  caso  o  observador  será informado  do  procedimento  a  seguir  para  a  efetiva  comunicação  da  suspeita, ou poderá também solicitar a colaboração da junta de freguesia mais próxima do  local. 

Denote-se que deverá, sempre  que  possível,  ser  anexada  fotografia  da  vespa  ou  do  ninho  para possibilitar a sua identificação. O Plano de Ação será atualizado em cada 5 anos, com base na evolução do estado de conhecimentos relativos à espécie, particularmente ao nível das alterações de distribuição e da efetividade dos métodos de controlo utilizados.

Identificando um ninho deve, em primeiro lugar, evitar aproximar-se a menos de 10 metros e nunca, em caso algum, tentar eliminar o ninho por meios próprios.

A utilização de armas de fogo, gasolina, ou outro método, além de colocar em causa a segurança de quem o utilize, vai permitir que as vespas que possam fugir formem novas colónias – o que tem o efeito contrário ao pretendido.

Deve sim comunicar a localização do ninho ao serviço de proteção civil, registar na plataforma http://stopvespa.icnf.pt/ ou contactar o SEPNA – sepna@gnr.pt

 

Se gostou deste artigo, divulgue-o e partilhe-o nas redes sociais. Quem sabe não ajuda pessoas com dúvidas e questões sobre este tema! Se precisar do nosso apoio, estão disponíveis os nossos contactos para o ajudar e esclarecer no que for preciso.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This field is required.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*This field is required.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.