Alienação Parental

Anabela, filha de pais divorciados, tem sido impedida pela sua mãe de ter qualquer tipo de contacto com o seu pai. Conheça o que é a Alienação Parental.

 

O que é a alienação parental?
A alienação parental tem sido caraterizada por um conjunto de comportamentos levados a cabo por um progenitor (progenitor alienante) com o objetivo de criar uma relação de exclusividade com o seu filho, excluindo o outro progenitor (progenitor alienado), de forma definitiva, da vida do filho de ambos.

 

Como identificar a alienação parental?
As situações de alienação parental são habitualmente situações difíceis de identificar na sua fase inicial. Na maioria das vezes a perceção de que estamos perante uma situação de alienação parental ocorre quando o progenitor alienante já exerceu uma forte influência alienante junto da criança, pois a alienação parental caracteriza-se por um conjunto de ações ao longo do tempo. 

A alienação parental é levada a cabo pelo progenitor alienante de forma consciente ou inconsciente através de comportamentos manipuladores da criança, conjugados com outros comportamentos, com o objetivo de denegrir o progenitor que se pretende afastar da criança. Para o progenitor alienante, o principal objetivo é que a criança odeie o progenitor alienado.

 

Quais os indícios de alienação parental por parte do progenitor alienante?
A existência de uma guarda atribuída a apenas um dos progenitores poderá constituir um elemento facilitador para o desenvolvimento de uma situação de alienação parental. Nomeadamente através de uma maior influência junto da criança e, por vezes, até com uma “campanha de descredibilização” do outro progenitor no âmbito familiar e/ou junto das pessoas à sua volta (amigos, vizinhos, professores). A título de exemplo, indicamos alguns indícios:

  • Fazer com que a criança pense que foi abandonada pelo progenitor alienado;
  • Provocar conflitos entre o progenitor alienado e a criança, alterar a perceção da criança sobre o outro progenitor;
  • Dificultar o contacto da criança com o outro progenitor;
  • Decisão unilateral sobre temas de responsabilidade de ambos os progenitores;
  • Apresentar um novo companheiro à criança como sendo um novo pai ou uma nova mãe.

 

Qual é o comportamento da criança alienada?
Os efeitos nas crianças vítimas de alienação parental podem ser vários, entre eles: 

  • A criança participa na campanha de difamação juntamente com o progenitor alienante; 
  • A criança está absolutamente convencida do seu sentimento de ódio relativamente ao progenitor alienado;
  • A criança assume a defesa incondicional do progenitor alienador. 

Como se soluciona a alienação parental?
Dada a diversidade de aspetos e elementos que uma situação de alienação parental poderá conter, não existe uma solução universal para todos os casos. No entanto qualquer que sejam as medidas adotadas para o caso concreto, a mesma terá sempre de respeitar o superior interesse da criança.

 

Se gostou deste artigo, divulgue-o e partilhe-o nas redes sociais. Quem sabe não ajuda pessoas com dúvidas e questões sobre este tema! Se precisar do nosso apoio, estão disponíveis os nossos contactos para o ajudar e esclarecer no que for preciso.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This field is required.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*This field is required.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.