João, pai de Martim, decidiu oferecer como presente de anos ao filho um carro. Como não tinha possibilidades de comprar uma viatura nova decidiu oferecer ao filho um carro em segunda mão. Através do Stand de Automóveis que existe perto da sua casa comprou um carro usado. Passado um mês após a compra, o carro começou a dar problemas. João pretende saber como pode reagir.
Ao adquirir uma viatura várias são as questões que têm de ser tidas em conta no momento da aquisição. Se adquirir uma viatura num stand de automóveis, isto é, junto de um profissional beneficiária de um prazo de garantia de dois anos após o momento da entrega da viatura. No entanto, é comum os Stands de Automóveis alterarem este prazo de garantia seja para mais (as designadas garantias voluntárias) e, não raras vezes, para menos.
O Stand de Automóveis poderá, com efeito, alargar o prazo de garantia de 2 anos e até reduzi-lo mas como uma ressalva importante: o prazo de redução da garantia nunca poderá ser inferior a um ano.
Se o Stand pretender excluir a garantia do automóvel na sua totalidade está a praticar um ato ilegal, uma vez que o prazo de garantia de um ano tem de ser sempre assegurado ao comprador. Nesta matéria, aplica-se o Código Civil (cuja última alteração foi aprovada pela Lei n.º 65/2020, de 04/11), a Lei de Defesa dos Consumidores (Lei n.º 63/2019, de 16/08) e o Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio. No entanto, este regime não é aplicável à compra e venda de viaturas entre particulares.
Perante uma situação de defeitos na viatura o proprietário da mesma tem vários mecanismos à sua disposição. A Saber:
A) Denúncia do defeito: o consumidor terá de denunciar ao vendedor a falta de conformidade da viatura num prazo de dois meses depois de conhecido o defeito e dentro de seis meses após a entrega da viatura. A denúncia poderá ser feita através de carta registada com aviso de receção.
B) Reparação ou Substituição da Coisa de acordo com o preceituado no artigo 914.º do Código Civil. O comprador tem direito de exigir do vendedor a reparação da coisa ou, se for necessário e esta tiver natura fungível, a substituição dela. No entanto, esta obrigação não existe, se o vendedor desconhecia sem culpa o vício ou a falta de qualidade de que a viatura padece.
C) Redução do Preço: perante uma situação de compra de uma viatura defeituosa o comprador poderá solicitar a redução do preço da mesma, embora não seja uma solução muito adotada pelos compradores.
D) Recurso às Vias Judiciais: se o vendedor não adotar nenhuma das atitudes anteriores, o proprietário da viatura tem até dois anos após a data da denúncia dos defeitos para fazer valer os seus direitos. Através do recurso às vias judiciais, o proprietário poderá requerer a resolução do contrato de compra e venda mediante a devolução da viatura e a restituição da quantia paga a título do preço de aquisição. Poderá ainda requer uma indemnização por danos patrimoniais e não patrimoniais pelos prejuízos sofridos.
Se gostou deste artigo, divulgue-o e partilhe-o nas redes sociais. Quem sabe não ajuda pessoas com dúvidas e questões sobre este tema! Se precisar do nosso apoio, estão disponíveis os nossos contactos para o ajudar e esclarecer no que for preciso.
Adquri a um stand automovel o renault captur de 2016.Tive um problema de consumo excessivo de oleo.Falei com o vendedor que levoy a marca e ficou reolvido.Entretanto tive a luz do motor a piscar e o carro deuxou de trabalhar normal.Neste momento está na oficina que o vendedor costuma usar.Detectou-se limalhas no sistema de injeccao.Mesmo que fique resolvido temo que este carro me possa trazer problemas no futuro. Posso devolver o carro e terminar o contracto mesmo tendo um credito automovel?
Boa noite,
Adquiri uma viatura num stand, após levantar a viatura no respectivo stand, andei com a viatura cerca de 2km e a mesma acendeu uma luz no quadrante (motor), sendo que voltei de imediato ao stand e o vendedor disse para voltar no dia seguinte, pois o mecânico ja nao estava, após voltar no dia seguinte o mecânico do mesmo ligou o carro a uma ficha obd e verificou o erro (e apagou o mesmo), onde disse “se voltar acontecer voltem para substituir”, escusado será dizer que voltei no dia seguinte e os mesmo trocaram a peça (medidor de massa de ar) e que o problema estava resolvido, sendo que passados uns 20km a luz voltou acender, e contatado o proprietário do stand o mesmo alega que o problema é eléctrico e nao vai resolver.
O que poderei fazer?
Comprei um carro num stand onde depois de negócio fechado a crédito o senhor do stand me informa que o carro não tem as jantes legalizadas nem as películas escuras dos vidros o que fazer?
comprei um Mercedes A 180 no mes de Outobro 2022 e ao levar o carro detetei 3 problemas que dois deles foram resolvidos, o terceiro tratata se de um bloco do pisca que tem de levar novo mas o stand recuasa se a fazer, a questao e o que devo fazer
comprei um carro no particular tem duas semanas e descobri que está com vários problemas. fui falar com o vendedor que não quer corrigir os defeitos, como devo agir?