Da declaração de insolvência sobre os contratos de trabalho

Um dos momentos juridicamente relevantes na vida das sociedades comerciais é a declaração de insolvência, a qual acarreta diversas consequências sobre o futuro das referidas entidades comerciais, e que, normalmente, é o início do fim destas entidades.

Diz-se que uma empresa se encontra em situação de insolvência quando a mesma não tem capacidade de cumprir com as suas obrigações vencidas que decorrem de vínculos jurídicos assumidos pela dita empresa. Em virtude desse incumprimento e incapacidade para honrar os compromissos, a empresa pode ser declarada insolvente através de processo que correrá junto do Tribunal competente. Contudo, com a declaração de insolvência, o que acontece aos contratos de trabalho em vigor na empresa?

Com a declaração de insolvência os contratos de trabalham não cessam automaticamente, pelo que não estamos perante uma eficácia extintiva automática. A manutenção dos contratos de trabalho em empresa declarada insolvente dependerá da decisão do administrador de insolvência ou, quando é o caso, a administração por parte do devedor, que poderá prosseguir a atividade da empresa. Nestes casos, alguns dos contratos de trabalho podem cessar por não se considerar os trabalhadores como essenciais ou porque a insolvente apenas se mantém parcialmente em funcionamento. Quando o fim da insolvência é a liquidação do património para solver as dívidas da massa insolvente, o encerramento definitivo da empresa traz consigo a cessação dos contratos de trabalho em vigor à data do referido encerramento.

Assim, com o encerramento definitivo da empresa declarada insolvente, os contratos de trabalho caducam, aplicando-se aos mesmos o regime do despedimento coletivo com as necessárias adaptações tendo em conta a especialidade do caso.

Se gostou deste artigo, divulgue-o e partilhe-o nas redes sociais. Quem sabe não ajuda pessoas com dúvidas e questões sobre este tema! Se precisar do nosso apoio, estão disponíveis os nossos contactos para o ajudar e esclarecer no que for preciso.

Este artigo foi escrito por Fábio Morgado segundo as regras do Novo Acordo Ortográfico.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This field is required.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*This field is required.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.