O COVID-19 está a provocar um rombo em muitos negócios e na economia real dos países europeus. Portugal, longe de ser uma exceção, é um dos mais afetados economicamente pela pandemia que nenhum de nós esperava presenciar.
José Manuel (nome fictício) é dono de um pequeno restaurante e diz-nos que esperava que 2020 fosse um ano excelente em termos de faturação porque “há 10 anos que o negócio sofre com a crise”. Este caso está longe de se circunscrever à restauração… Bares, discotecas, empresas de eventos, são apenas exemplos de todo um conjunto de setores que está, no fundo e desde já, a sofrer o impacto da crise económica provocada pelo COVID-19.
Já vimos isto no passado, se calhar não com tanta intensidade e, por isso, temos uma série de conselhos que deve ponderar e pensar muito bem!
- Decida-se!
Como empresário, sabe perfeitamente que a pior coisa que pode ser é indeciso! Uma pessoa que é empreendedora pode ter dúvidas, incertezas e não saber qual o melhor caminho a seguir… Mas a partir do momento que toma uma decisão, o rumo está traçado e nada o pode parar. Por isso, nesta fase é muito importante que olhe para as contas da sua empresa, leia nas entrelinhas, analise as perspetivas futuras do seu negócio, busque bons conselhos e tome uma decisão.
Note que a decisão pode não ser a certa… Mas a não ser que tenha uma bola de cristal, tudo o que pode fazer é tomar a melhor decisão possível com base naquilo que é a análise dos indicadores e das perspetivas. Portanto, decidir o que fazer é melhor do que não fazer nada! Não fazer nada significa que vai perder muito, porque vai ser engolido na onda do tsunami quando podia estar a tentar surfar a crista da onda!
- Conheça os apoios
O Governo Português e a União Europeia estão constantemente a lançar novos apoios para empresas, empresários, trabalhadores e até para setores em específico. Se estes apoios existem, deve aproveitá-los da melhor forma possível. Aproveitando o exemplo de surfar a crista da onda, este tipo de apoios seria mais ou menos como o cordão que liga o pulso à prancha! Não é tudo mas é importante e pode dar uma grande ajuda.
Por exemplo, neste momento estão em vigor mecanismos de apoio à retoma progressiva das empresas que deve conhecer. Há ainda abundante legislação sobre as medidas que são adotadas, os apoios disponíveis e as formas de obter esses apoios. Bem se sabe que nem sempre é um processo fácil mas deve-se sempre tentar e usar ao máximos as oportunidades que nos são concedidas!
- Convoque todos para a luta!
Eu sei que há muitos trabalhadores que estão “mortinhos” para ir para casa receber o subsídio de desemprego. Feliz ou infelizmente, vai encontrar pessoas assim em qualquer lugar, da mesma forma que vai encontrar pessoas que são sérias e outras não, honradas ou não, trabalhadoras ou não! É da vida!… A culpa também pode ser sua por não ter pessoas que o acompanhem…
De todo o modo, deve convocar todas as pessoas (trabalhadores, prestadores de serviços, fornecedores e parceiros) para a dura tarefa que tem pela frente! Todos vão ter de ceder e abrir mão em prol da ajuda que vão dispensar à sua empresa porque, no fundo, acreditam que os compensará no futuro! E essa é uma parte de que se não pode esquecer. Não se pode esquecer de quem esteve consigo nos momentos mais difíceis.
- Proteja-se de credores se a situação está difícil…
Só há “fim de linha” quando os credores votam pela liquidação de uma empresa… Até lá há muitas formas de ir à luta e viabilizar uma empresa que tenha viabilidade económica. A Lei consagra várias formas de se proteger dos seus credores no sentido de tentar viabilizar o seu negócio. Facultam o tempo e as medidas que são necessárias para permitir dar a volta e tentar sobreviver.
Não tenha medo de falar (ou ouvir falar) em RERE, PER ou Insolvência. São temas comuns e que pode ajudar a salvar a sua empresa numa altura como estas. Lembre-se que não é o único a atravessar dificuldades; os seus concorrentes, os seus fornecedores, os seus parceiros também podem estar numa situação penosa e, portanto, muitas destas medidas até podem vir a ser benéficas para todos!
- Tenha apoio especializado!
Qualquer gestor ou empresário sabe que precisa de apoio especializado em determinadas áreas. Mais: precisa de confiar na pessoa que, do outro lado, o está a informar e guiar no caminho que considera ser o mais adequado para sair da situação que é vivida. Ter apoio especializado, bons conselhos e boa ajuda é meio caminho andado para sair da situação em que se encontra mais forte e revitalizado!