O seu nome consta da lista negra do Banco de Portugal e quer limpá-lo? Fique a saber como poderá fazê-lo.

Ana contraiu um crédito ao consumo mas como não conseguiu pagar as prestações mensais ao banco o seu nome passou a constar da lista negra do Banco de Portugal. Agora, Ana pretende saber como pode limpar o seu nome da lista negra do referido Banco.

Constar da lista negra do Banco de Portugal (BdP) significa que determinada pessoa tem créditos contraídos junto dos bancos e que entrou em incumprimento, pelo que o seu nome ficou registado na Central de Responsabilidades de Crédito.

O Banco de Portugal disponibiliza à população em geral através do seu website o mapa de responsabilidades de crédito. Do mapa consta toda a informação, designadamente: o banco credor, o valor da dívida, a natureza do contrato, prazo, garantias, caso existam, entre outras informações.

A questão que se impõe consiste em saber se tendo o seu nome “sujo” no Banco de Portugal (BdP) como poderá limpá-lo:

  1. Pagamento do valor em débito: através do pagamento do valor o seu nome deixará de constar da lista negra do BdP através da informação que será transmitida pelo seu banco ao BdP. Com o pagamento do valor em débito junto do seu banco a sua ficha fica limpa de novo.
  2. Pagamento em prestações do valor em débito: caso não consiga pagar numa única prestação o valor em débito junto do seu banco a solução alternativa será acordar com o seu banco um plano de pagamento em prestações mensais e sucessivas que lhe permita pagar o valor em dívida.
  3. Insolvência Pessoal: O devedor que, num determinado momento, se encontra incapaz de cumprir as suas obrigações vencidas poderá pedir a insolvência. Esta é a opção com mais consequências a longo prazo para o devedor, uma vez que o seu nome passará a constar da base de dados de risco de crédito do BdP.
  4. PEAP – Processo Especial para Acordo de Pagamento: consiste no processo dirigindo às pessoas singulares que se encontrem em situação económica difícil ou em situação de insolvência meramente iminente com o objetivo de promover as negociações com os respetivos credores de forma a celebrar um acordo de pagamento.

 

Se gostou deste artigo, divulgue-o e partilhe-o nas redes sociais. Quem sabe não ajuda pessoas com dúvidas e questões sobre este tema! Se precisar do nosso apoio, estão disponíveis os nossos contactos para o ajudar e esclarecer no que for preciso.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This field is required.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*This field is required.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.