Penhora do Quinhão Hereditário

 É permitida a penhora do quinhão hereditário?


A resposta é positiva. A herança é o conjunto de relações jurídicas de conteúdo patrimonial de uma pessoa falecida, sendo o conjunto de relações jurídicas de cariz patrimonial de uma pessoa que faleceu. É de cariz patrimonial porque diz respeito ao conjunto de bens, direitos e dividas de que era titular o falecido. O quinhão hereditário é a fração ou quota da herança a que tem direito cada herdeiro, sendo que há tantos quinhões hereditários quantos herdeiros existem, ou seja, havendo 4 herdeiros, existem 4 quinhões hereditários.

Então em que circunstâncias se poderá fazer a penhora do quinhão hereditário?
O quinhão hereditário pode ser comporto por bens imóveis, bens moveis sujeitos a registo e por bens móveis não sujeitos a registo. Se a herança indivisa, ou seja, aquela que já foi aceite pelos herdeiros, mas ainda não foi partilhada, integrar as 2 primeiras categorias anteriormente mencionadas ou direito esses concretos bens e direitos mão poderão ser penhorados, sendo que aqui poderá ser objeto de penhora a herança ou o quinhão hereditário como um todo.

Quando o quinhão é então composto por bens imóveis ou móveis sujeitos a registo, o Agente de Execução procederá à inscrição do registo de penhora na respetiva conservatória e posteriormente procederá à notificação do cabeça de casal e, se existirem, à notificação dos restantes herdeiros, informando que o quinhão ficará executado à ordem do Tribunal.

Por outro lado, quando o quinhão hereditário for composto por bens móveis não sujeitos a registo, como por exemplo, dinheiro e contas bancárias, o Agente de Execução procede à notificação do Cabeça de Casal e dos restantes herdeiros, informando que o quinhão ficará executado à ordem do Tribunal.

Após esta notificação, o Cabeça de Casal e os restantes herdeiros, poderão lançar mão de dois mecanismos, sendo eles a oposição à penhora e a oposição à execução.

Se gostou deste artigo, divulgue-o e partilhe-o nas redes sociais. Quem sabe não ajuda pessoas com dúvidas e questões sobre este tema! Se precisar do nosso apoio, estão disponíveis os nossos contactos para o ajudar e esclarecer no que for preciso.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This field is required.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*This field is required.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.