Porque deve ter um Plano de Negócios?

Para se poder ser bem-sucedido nos negócios é importante definir as metas a atingir. Ao elaborar um plano de negócios será mais fácil atingir a estabilidade económica de um projeto, seja ele um novo projeto ou um projeto já em curso, pois a mensuração evolutiva desde que devidamente acompanhada gradualmente permite melhoramento do negócio.

Parte fulcral para garantir o sucesso é a análise evolutiva dos desvios em cada período o que permite ajustamentos funcionais de forma a não comprometer o futuro e permitir atingir os objetivos propostos.

 

Quando elaborar o Plano de Negócios?

Há dois momentos para elaborar um plano de negócios:

Um deles é no início de um negócio, na parte do projeto onde serão analisadas as variáveis e toda a aplicação ao plano deverá ser avaliada constantemente por forma a garantir o sucesso nos objetivos.

O outro momento em que se deverá elaborar um plano de negócios poderá ser no início do ano civil, pese embora que em qualquer altura se poderá elaborar o plano mas será tanto mais eficaz quanto o período de análise e validade do mesmo.

 

Qual o prazo de um Plano de Negócios?

Um plano não tem um prazo padrão, o prazo de um plano é definido por quem o elabora, podendo este de 1 (um) ano ou de duração mais reduzida e de maior duração. Nos planos de início de atividade estes podem ser de 3 (três), 5 (cinco) ou 10 (dez) anos, tudo depende da avaliação do negócio e do Retorno do Investimento esperado para o negócio.

Dependendo do tipo de negócio podem existir circunstâncias em que o Retorno sobre o Investimento esperado é mais rápido e outros em que o prazo é maior. Desta forma é importante que ao apresentar o seu plano de negócios, se garanta uma análise constante de forma a ser garantido o objetivo do mesmo.

 

Como elaborar um Plano de Negócios?

Um Plano de Negócios tem por objetivo ajudar a monitorizar as variantes que compõem um negócio, tornando mais fácil a observação e análise dos desvios e a avaliação do negócio em cada etapa possibilitando atingir os objetivos.

  1. Para elaborar um plano de negócios dever-se-á ter em linha de conta todas as variáveis do mesmo, conhecer o meio envolvente e fazer um enquadramento da empresa e do negócio; Quais os seus potenciais Clientes, quais os Fornecedores, quem são os seus concorrentes qual a quota de mercado correspondente.

Todas as informações relevantes devem de ser tidas em linha de conta. É fundamental que conheça bem o setor onde está inserido e o correspondente mercado.

Conhecer com rigor e sentido analítico as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças do mercado, de modo a que se obtenho uma análise SWOT.

 

  1. Definir os objetivos aos quais se pretende chegar é o próximo passo. Estes passam pela parte financeira do negócio, sendo aqui que se irá definir qual o lucro esperado para o período em análise.

Para que se atinja o objetivo desejado deverá definir-se qual o volume de faturação necessário, qual o montante alocado para a despesa indispensável ao normal funcionamento e o valor necessário investir para os recursos operacionais, só assim se poderá definir o lucro esperado para o período do plano negócio.

 

  1. Após se estabelecer os objetivos do negócio é necessário aplicar os mesmos ao negócio. É neste momento que se torna necessário definir a estratégia para o prosseguimento da ação do plano, de forma a atingir os objetivos propostos. É fundamental ter consciência de todos os cenários possíveis: por um lado pode ver-se confrontado com uma situação em que não foi possível atingir os seus objetivos no tempo esperado e, por outro, pode acontecer que os seus objetivos sejam atingidos mais eficazmente do que estava inicialmente delineado.

Aqui é fundamental estabelecer os riscos que podem surgir no decorrer do plano e ter precavido planos alternativos para cada situação.

 

Avaliação do Plano de Negócios

De forma a garantir o sucesso do plano é necessário fazer a sua avaliação. Mas de que forma se poderá garantir a correta avaliação do plano?

Uma das formas já anteriormente faladas é a do ROI (Retunr On Investment) ou Retorno sobre o Investimento, que indica se os investimentos feitos estão a surtir efeitos. A fórmula é simples: tendo em conta o valor ganho e ao valor gasto (que poderá ser calculado pelo total da receita), subtrair dela os custos ou investimentos efetuados e dividir esse resultado também pelos custos ou investimentos efetuados.

Este é um indicador eficaz na medida em que permite calcular o retorno face ao investimento sendo que possíveis e potenciais investidores irão sempre avaliar a empresa pelo ROI.

Outra ferramenta que poderá ser utilizada para se fazer uma avaliação do Plano de Negócios é a análise do Fluxo de Caixa, que permitirá verificar todas as saídas e entradas de dinheiro na sociedade. Desta feita, é vital ter um controlo rigoroso e garantir os registos detalhados com os fluxos existentes.

Outros dois indicadores e ferramentas que permitem fazer uma avaliação do plano de negócios, são a Despesa e o Lucro.

Fazer um controlo rigoroso das despesas e ter capacidade de reduzir gastos desnecessários faz com que, naturalmente, os lucros aumentem.

Ao se consegui avaliar o valor do lucro compreende-se a eficácia operacional do negócio e os riscos associados a este. O lucro, analisa e indica a situação real da empresa e a viabilidade da mesma continuar no mercado.

Quanto maior o controlo negócio melhor e mais clara será a visão global da realidade financeira e previsão do desempenho do plano no futuro.

No final com o plano de negócios delineado e elaborado, para se poder atingir os objetivos com sucesso tornará uma tarefa menos árdua tendo em conta uma constante avaliação quer da evolução do plano, podendo antecipar e atenuar possíveis desvios negativos e garantir o sucesso e propostas no plano negócio, quer na avaliação do plano.

Note-se que a constante avaliação do plano tornará também mais fácil avaliar todos os impactos que a situação de pandemia que atravessamos poderá acarretar para o seu negócio, levando a decisões mais rápidas e eficazes.

Um plano de negócios não é só utilizado em empresas em início de atividade. trata-se de uma ferramenta de gestão bastante útil nos dias de hoje aos gestores e todas as pequenas e microempresas que nos negócios procuram alcançar os seus objetivos podendo assim de uma forma ajudar as comunidades onde estão inseridos e contribuindo para a responsabilidade social das empresas.

 

Estamos aqui para o ajudar a encontrar as melhores soluções para os desafios que tem pela frente. Contacte-nos!

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