Portugal é considerado por muitos um como um dos melhores países para se viver e investir. Vários são os ex-libris de Portugal responsáveis pelos milhares de turistas que diariamente nos visitam sobretudo oriundos do mercado Brasileiro, acabando a maioria deles por fixar posteriormente residência ou até mesmo investir em Portugal.
De acordo com os dados oficiais do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras referentes ao ano de 2019, “nacionalidade brasileira mantém-se como a principal comunidade estrangeira residente representando 25,6% do total (valor mais elevado desde 2012).
Vejamos de seguida enumerar algumas curiosidades sobre o nosso País determinantes para Portugal ser um dos países mais procurados por brasileiros:
– Portugal como a porta de acesso à Europa: devido ao alargamento do Canal do Panamá, Portugal tornou-se a porta de acesso à Europa para mercados como o Brasil, os Estados Unidos da América, e Venezuela, seja ao nível da mão-de-obra seja ao nível de fluxo de bens, permitindo, consequentemente o acesso às principais capitais europeias como Berlim, Paris, Bruxelas, Amesterdão, Roma, Berna ou até mesmo Ancara.
Os acessos aéreos a Portugal Continental são feitos pelo Aeroporto da Portela, em Lisboa, o Aeroporto Dr. Francisco Sá Carneiro, no Porto, o Aeroporto de Faro, no Algarve, e o Aeroporto de Beja, no Alentejo. Na Madeira, temos o Aeroporto do Funchal e nos Açores, o Aeroporto João Paulo II nos Açores.
– Qualidade de Vida: Portugal é um país com um clima tipicamente ameno. Ao longo de todo o ano, a temperatura varia em média entre 8° C a 29 °C e raramente as temperaturas são abaixo dos 10 °C, tendo normalmente cerca de 300 dias de sol por ano.
Em Portugal, o custo de vida é reduzido quando comparado com outros países. O sistema de saúde pública é de qualidade sendo apenas necessário, para o seu acesso, o pagamento de uma taxa moderadora de valor simbólico que depende da situação clínica do paciente e respetivo tratamento.
Portugal é um país seguro e pacato. Não tem problemas políticos com outros países e não sofre de ameaças de terrorismo, favorecendo, assim, a sua posição no ranking dos países mais seguros do mundo. É considerado o país mais pacífico da União Europeia. Está em terceiro lugar no ranking mundial liderado pela Islândia.
A dieta mediterrânea é um dos ex-libris de Portugal seja pelo seu peixe e marisco frescos seja pelos seus doces tradicionais. O vinho português continua a ser uma referência além-fronteiras.
– Língua: outro factor preponderante para o mercado Brasileiro escolher Portugal é a língua em comum: o Português. A grande maioria das palavras têm o mesmo significado em Português de Portugal e no Português do Brasil. No entanto, algumas palavras na língua portuguesa no português falado no Brasil não têm o mesmo significado que em Portugal. Vejamos alguns exemplos: “bala” no Brasil significa “rebuçado” em Portugal; “celular” é “telefone” em português; “geladeira” é em português “frigorífico”. Todavia, na grande maioria dos casos as palavras têm o mesmo significado no Português de Portugal e no Português do Brasil.
– Custo de vida: se compararmos Portugal com as principais cidades europeias como França, Itália e Luxemburgo, o custo de vida em Portugal é baixo sobretudo se tivermos em conta os impostos, o preço das casas, a qualidade dos serviços públicos como a saúde, a educação e a segurança em Portugal. O custo de vida tende a variar consoante a cidade escolhida para se viver. Lisboa e Porto são atualmente as cidades com um custo de vida mais elevado quando comparadas com as cidades no interior do País como Guarda, Évora, Viseu, Coimbra e Bragança em que o custo de vida tende a ser bastante reduzido quando comparado com Lisboa e Porto.
– Oportunidades de investimento: são diversas as possibilidades de investimento em Portugal. As oportunidades de negócios em Portugal multiplicam-se. Nos últimos anos, os imigrantes provenientes do mercado brasileiro que, até então, compravam imóveis em Miami ou Orlando começaram a canalizar o seu dinheiro para investir no imobiliário em Portugal. A qualidade da construção portuguesa tem vindo a cativar os brasileiros. O sector do turismo representa uma faturação de cerca de 12.6 bilhões de euros pelo que os empreendedores brasileiros têm vindo a olhar para o sector do turismo com especial atenção. As Startups ou também designadas de “empresas de garagem” sobretudo nas áreas das tecnologias e inovação e do turismo têm igualmente captado o olhar dos brasileiros.
– Direitos e Deveres: todo o cidadão brasileiro que resida ou invista legalmente em Portugal é titular de direitos e deveres.
Ao nível dos direitos destacam-se os direitos à saúde; educação e ensino; acesso ao direito e aos tribunais; exercício de atividade profissional subordinada ou independente; acesso a bens e serviços à disposição de todos; bem como outros direitos que lhe sejam conferidos por lei.
No que concerne aos deveres dos cidadãos brasileiros em território português destaca-se: o dever de respeito da ordem, segurança e saúde pública; o dever de entrada (visto de entrada) e permanência (autorização de residência) regulares e o dever de comunicação ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) da alteração da residência em Portugal, da ausência do território nacional por períodos de tempo superiores aos legalmente permitidos e do seu estado civil.
– Assistência Médica:
O sistema de saúde português caracteriza-se pela sua excelência. Atualmente existem 3 sistemas de saúde: o Serviço Nacional de Saúde (SNS); os seguros de saúde privados e os seguros de saúde para determinas profissões (exemplo: bancários).
O sistema de saúde público é gratuito apesar de serem cobradas taxas moderadoras cujo valor é bastante diminuto.
Os medicamentos necessários aos tratamentos são, na grande maioria dos casos, comparticipados pelo Estado Português, tendo o paciente de pagar um valor simbólico.
Os cidadãos brasileiros que necessitem de recorrer a cuidados de saúde tem o direito de serem assistidos num hospital ou Centro de Saúde através da apresentação do respetivo passaporte e mediante o pagamento da taxa moderadora. É igualmente possível o recurso aos hospitais privados.
– Educação de Excelência:
Em Portugal, o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior regulam o sistema educativo. Para além das Escolas Públicas existem igualmente as Escolas Privadas.
As crianças ingressam na escola quando fazem 6 anos e o sistema educativo é obrigatório até aos 18 anos, correspondente ao 12.º ano de escolaridade.
O ensino divide-se em três ciclos: ensino primário, ensino básico e ensino secundário. Já o ensino superior é de caráter facultativo. As Universidades Portugueses estão destacadas nos rankings mundiais com a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade Católica. a Universidade de Coimbra e a Porto Business School a ocuparem os lugares cimeiros.
– Impostos: o sistema fiscal português é distribuído por diversos grupos de impostos, nomeadamente:
- Impostos sobre o Rendimento: que engloba os impostos sobre o rendimento das Pessoas Singulares (IRS) e sobre as Pessoas Colectivas ou também designadas de Empresas (IRC);
- Impostos sobre o Consumo: constituídos pelo Impostos sobre o Valor Acrescentado (IVA) e Impostos Especiais sobre o Consumo (IEC);
- Impostos sobre o Património: abrangendo o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e Imposto de Selo (IS).
– Experiências em Portugal: apesar de Lisboa e Porto (as principais cidades portuguesas) continuarem a atrair diariamente milhares de turistas o interior e o sul de Portugal bem como as Ilhas da Madeira e dos Açores, nos últimos tempos, têm vindo a cativar os Brasileiros seja pela sua beleza natural seja pela sua paz e tranquilidade.
Em Lisboa, os monumentos como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e o Castelo de S. Jorge e no Porto, a Ponte D. Luís I, a Igreja dos Clérigos, a Sé do Porto, a Livraria Lello, os cruzeiros pelas seis pontes do rio Douro continuam a despertar o interesse dos mais curiosos. Todavia, o interior de Portugal tem cativado os Brasileiros com o Parque Natural da Serra da Estrela, a Aldeia de Piódão no centro do País, as Grutas de Mira de Aire, o Templo Romano de Évora, as fantásticas praias algarvias e até mesmo os Arquipélagos da Madeira e dos Açores com as suas “paisagens de cortar o folego a qualquer um”. Cada vez mais, os mais jovens abandonam a agitação dos grandes centros urbanos e procuram a tranquilidade e o conforto das pequenas cidades do interior e do sul do nosso País.
No interior, o Turismo Rural (casas de campo situadas em zonas rurais) bem como o agroturismo (casas de habitação situadas numa exploração agrícola na qual os turistas participam nos trabalhos diários) assumem cada vez mais como uma opção para os cidadãos provenientes do Brasil em virtude do contacto directo com a natureza.
– Praias: Portugal tem cerca de 600 praias, sendo que 300 delas têm a “qualidade de ouro”. Apesar de a temperatura média das águas portuguesas não se assemelhar à temperatura brasileira, no sul do país é possível encontrar praias cuja temperatura média da água ronda os 25 graus no verão e cativam anualmente milhares de visitantes portugueses e estrangeiros.
– Gastronomia: A gastronomia portuguesa é outro ex-libris português ou não fosse Portugal conhecido pelos “saborosos pratos tradicionais”. Os portugueses costumam com frequência comer fora, seja ao almoço seja ao jantar. Os tipos “cozido à portuguesa”, “francesinha”; “polvo à lagareiro”; “ameijoas à bolhão pato” despertam a curiosidade dos brasileiros nos pratos principais como o almoço e jantar. Já no âmbito das sobremesas merecem especial destaque os pastéis de nata, os ovos-moles de Aveiro, as queijadas de Sintra, as tortas de Azeitão e o arroz doce.
O custo de uma refeição num restaurante depende do tipo de restaurante escolhido. Num restaurante de segunda classe o preço médio da refeição pode ir dos 8 aos 20 euros; num restaurante de primeira classe já pode custar entre 30 a 60 euros. Já nos restaurantes de luxo, o valor é superior a 100 euros por pessoa.
– Mobilidade: em Portugal para além dos transportes públicos que englobam os autocarros, os comboios e os cursos de barco, existem ainda os serviços de transporte privado como a Uber, a Bolt, a Taxify, a Cabify, e os táxis. É ainda possível utilizar motos electricas, bicicletas e até trotinetes.
Por todos estes motivos, Portugal é um país acolhedor, ótimo para se viver, desfrutar da reforma, de umas férias ou até para investir. A segurança, a tranquilidade, os sistemas educativo e de saúde são ex-libris de Portugal e cativam diariamente milhares de estrangeiros. Venha conhecer Portugal e deixe-se encantar!