Prédios Devolutos – O Aumento de IMI

António Martins é proprietário de um imóvel em Aveiro. Em virtude da sua idade já avançada atualmente encontra-se a residir na casa da sua filha. A Câmara Municipal de Aveiro entendeu que o imóvel propriedade do Sr. António Martins se encontrava devoluto e aumentou o IMI a pagar. Poderá António Martins reagir?

 

O conceito de prédio devoluto encontra-se consagrado no Decreto-Lei n.º 159/2006, de 8 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei n.º 67/2019, de 21 de maio. Com a alteração legislativa de 2019, pretendeu-se incentivar os proprietários dos imóveis a arrendarem-nos, dada a escassez de habitações em certos locais (designadas zonas de pressão urbanística).  

Considera-se prédio devoluto o prédio ou fração que esteja desocupado há 1 ano. A lei fixa um conjunto de critérios a que se deverá atender aquando da consideração de um prédio como devoluto. A saber:

  1. Inexistência de contratos de telecomunicações e de fornecimento de água, gás e eletricidade;
  2. Inexistência de faturação relativa a consumos de água, gás, eletricidade e telecomunicações;
  3. Consumos baixos de água (até 7 m3/ano) e eletricidade (até 35 kWh);
  4. Desocupação do imóvel, atestada por vistoria. 

Existem, contudo, certas exceções, em que embora os imóveis se encontrem desocupados não existe agravamento do IMI, de que é exemplo: 

  • Casas de férias;
  • Residências de emigrantes portugueses;
  • Edifícios em obras de reabilitação. 

Mas qual é o agravamento do pagamento do IMI para os prédios devolutos?
Os prédios devolutos há mais de 1 ano pagam o triplo do IMI.

 

Se gostou deste artigo, divulgue-o e partilhe-o nas redes sociais. Quem sabe não ajuda pessoas com dúvidas e questões sobre este tema! Se precisar do nosso apoio, estão disponíveis os nossos contactos para o ajudar e esclarecer no que for preciso.

Este artigo foi escrito por Fátima Fontes Costa segundo as regras do Novo Acordo Ortográfico.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This field is required.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*This field is required.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.