Programa Relançar – Solução Para a Crise Financeira Pós Covid-19?

O Programa Relançar surgiu de uma iniciativa da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII)[1], com o objetivo de promover a economia portuguesa, depois da crise económica decorrente da pandemia SARS-COVID-19.

A APPII entregou, ao Governo Português, o Manifesto dos Investidores Imobiliários, com as principais dificuldades sentidas no ramo imobiliário, bem como algumas sugestões de propostas necessárias para reativar a economia portuguesa de forma célere, sendo que investimento estrangeiro assume um papel essencial.

 

O Programa Relançar baseia-se no Manifesto dos Investidores Imobiliários, e contem as seguintes medidas:

A) MEDIDAS PROVISÓRIAS: a sua ratio é atribuir liquidez imediata às empresas e auxiliar a manter a atividade e deverão ser aplicadas até 31 de dezembro de 2020, e consistem no seguinte:

  1. Suspensão do pagamento de impostos sobre a propriedade e do pagamento por conta;
  2. Prorrogação dos prazos administrativos e fiscais;
  3. Encurtamento dos prazos de licenciamento camarário;
  4. Agilização da atividade através dos negócios digitais;
  5. Alojamento local;

 

B) MEDIDAS DE CONTINUIDADE visam dar mais confiança aos investidores e, consequentemente, atrair mais investimento, através:

  1. Do relançamento do Programa Golden Visa e do Regime dos Residente Não Habituais (RNH);
  2. Da redução da taxa de IVA para 6% nas novas construções de forma a viabilizar projetos orientados para a classe média;
  3. Do fim do adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI) na Habitação

O Relançamento da Economia Portuguesa primeiramente através do sector imobiliário poderá, a curto e médio prazo, permitir o desenvolvimento dos sectores conexos. Este é o entendimento do Vice-Presidente da APPII, Hugo Santos Ferreira, que afirmou que “O setor imobiliário já provou ser um dos primeiros setores capazes de se reerguer após uma crise e, com ele, espera-se um efeito positivo nos demais setores de atividade. Estendendo-se ao turismo, comércio, indústria, construção e muitos outros, até à total recuperação da economia e do emprego”.[2]

O programa das Autorizações de Residência para Investimento (vulgarmente, designado por Golden Visa) e o Regime dos Residentes não Habituais (RNH) foram dois programas essenciais para Portugal se reerguer da crise financeira de 2008.

 

[1] A APPII representa os promotores e investidores imobiliários, nacionais e estrangeiros.

[2] https://imobiliario.publico.pt/noticias/programa-relancar-da-appii-quer-atrair-investimento-imobiliario/

Estamos aqui para o ajudar a encontrar as melhores soluções para os desafios que tem pela frente. Contacte-nos!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This field is required.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*This field is required.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.