Responsabilidade Social das Empresas (RSE)

O que é a Responsabilidade Social das Empresas?

A Responsabilidade Social das Empresas pode definir-se brevemente como a integração voluntária, por parte das empresas, das preocupações sociais e ambientais nas suas operações produtivas e nas interações com os seus interlocutores.

O conceito de responsabilidade social implica ir mais além do que a mera obediência aos requisitos legais, através de um maior investimento no capital humano, no ambiente e nas relações com os seus interlocutores. É um instrumento voluntário, mas que deve ser implementado de forma fiável, a fim de promover a confiança e a segurança no seio dos seus interlocutores.

 

Qual o compromisso da RSE?

Deseja-se contudo que a RSE seja um compromisso empresarial que contribua para um desenvolvimento económico sustentável, trabalhando com os seus colaboradores, as suas famílias, a comunidade local e a sociedade de forma a melhorar a sua qualidade de vida. Uma estratégia de RSE coerente, baseada em integridade, em valores sólidos e numa abordagem a longo prazo, oferece claros benefícios para as empresas e contribui para o bem-estar da sociedade.

Para que esta estratégia seja possível é necessário um diálogo aberto e parcerias construtivas com Governos, ONG’s, Sociedade Civil e especialmente, com as comunidades locais, reconhecendo e respeitando as diferenças locais e culturais, e ao mesmo tempo mantendo padrões e políticas globais consistentes.

Várias são as empresas que têm mudado a sua visão na estratégia de RSE. Esta não é mais vista como um custo ou um problema adicional, mas sim como uma forma de aliar bom senso a bons negócios de forma a contribuir para o sucesso empresarial a longo prazo.

A globalização, na medida em que pressupõe uma evolução dos meios de comunicação e das tecnologias de informação, influi também na conduta das empresas, já que os seus atos passam a ser, cada vez mais, públicos e, logo, sujeitos ao controlo social, o que demanda um cuidado muito maior com imagem que a organização transmite à sociedade.

 

Como avaliar a SER e quais os seus benefícios?

A avaliação é feita através da publicação de Relatórios de Responsabilidade Social, as empresas podem medir qual é a sua RSE no seio empresarial. Sendo este um fenómeno relativamente recente é importante proceder à publicação para poder dar a conhecer a importância e a envolvência da empresa na RSE.

A experiência das empresas no campo paralelo de relatórios ambientais, sugere a existência de importantes benefícios internos derivados do processo de preparar e disseminar relatórios para ambos os públicos interno e externo.

Fundamentalmente, os relatórios constituem uma ferramenta para auxiliar as empresas a comunicar ao público como os seus negócios têm sido administrados eficientemente.

Como benefícios adicionais desta ferramenta, surge o aumento da consciência dentro da empresa sobre as questões abordadas nos relatórios e a atenção interna para o desempenho da empresa.

Os relatórios de RSE sinalizam tanto para a administração quanto aos demais colaboradores que a sua empresa encara com seriedade os valores e políticas sociais. É importante enfatizar que um relatório de RSE deve focalizar-se na marca social da empresa, permitindo salientar aspetos que são cruciais às operações da empresa.

 

A importância da Responsabilidade Social das Empresas.

A responsabilidade social apresenta-se como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações e exerce impactos nos objetivos, nas estratégias e no próprio significado da empresa.

Podemos focar quatro grandes teses acerca da responsabilidade social das empresas:

A primeira, cuja paternidade se deve fundamentalmente a Milton Friedman, considera que a responsabilidade social da empresa é gerar lucro para o accionista (“o negócio do negócio é o negócio”).

A segunda aduz que, por muito que se restrinja o âmbito da responsabilidade social das empresas, o cumprimento de um moral mínima é exigível.

A terceira considera que as empresas têm “obrigações afirmativas” para com a sociedade. Não lhes é apenas requerido que atuem para evitar e prevenir danos – é também necessário que “façam o bem”.

A quarta considera que as empresas devem agir em função dos interesses dos vários stakeholders – e não apenas em função dos accionistas.

Pese embora se possam focar estas quatro teses, porque razão é importante a responsabilidade social das empresas?

  • Os clientes de uma empresa são influenciados pela sua reputação no domínio social e ambiental.
  • O mercado de emprego é muito competitivo e os bons trabalhadores preferem trabalhos estáveis em empresas que se preocupam com estas questões.
  • Cada vez mais, o desempenho social influencia as decisões dos investidores, à medida que o mercado do investimento ético se expande com maior rapidez.
  • A RSE contribui para a gestão estratégica dos riscos internos e externos nos domínios social e ambiental.
  • As ações socialmente responsáveis estão a conquistar uma visibilidade e uma divulgação crescentes.
  • Está provado que a responsabilidade social e ambiental reduz os custos operacionais.

Estamos perante uma prática voluntária que preconiza o desenvolvimento de negócios sustentáveis, que conquista e fideliza os clientes, cria um ambiente de trabalho positivo, fortalecendo a sua imagem e cimentando o caminho para a sua competitividade.

 

Qual o retorno gerado?

É difícil prever qual será o retorno que se irá ter ao se implementar políticas de RSE, mas no curto médio prazo o retorno gerado indiretamente começará a ser notório. Há empresas que estão presentes em diversos projetos, que em nada têm a ver com o negócio da empresa, mas a importância para as empresas em participarem em ações de RSE são vitais quer para o reconhecimento quer para a promoção da marca.

Já se notam padrões no comportamento do consumidor que baseiam a sua escolha não no benefício directo do produto mas já fazem a sua escolha baseada nos índices e nas participações da empresa na RSE.

Nos dias que correm há uma tendência cada vez maior em que começa a haver por parte das empresas em geral, independentemente de serem pequenas, médias ou grandes empresas que olham para a sua responsabilidade social como uma mais-valia.

Esta mais-valia será tanto maior quanto a envolvência e diversidade da empresa na RSE, quer por um lado em se mostrar, em promover a marca do seu produto ou produtos, ou por sua vez pelo reconhecimento pela participação em ações de cariz social e ambiental.

 

Há obrigatoriedade na RSE?

É fundamental que se vão tirando conhecimentos do passado. Há oportunidades que valem o esforço outras que se perdem e fazem notar na vida das empresas, contudo teremos sempre de acompanhar a evolução gradual dos indicadores socio económicos e analisar sempre onde se pode tirar maior partido na envolvência da empresa.

Dito isto, não há obrigatoriedade legal em se ser socialmente responsável mas analisando objetivamente o conjunto de benefícios que pode retirar da participação ativa da empresa na RSE são enormes, até porque os consumidores no final irão optar por aquele ou que é mais ecológico ou por aquele que participa e ajuda Organizações.

Cabe a cada um optar por tomar a iniciativa de participar na RSE ou por sua vez deixar que sejam os seus concorrentes a terem a participação na Responsabilidade Social.

 

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