Comprar casa constitui uma decisão bastante importante e o processo de aquisição de um imóvel, na grande maioria dos casos, revela-se uma tarefa bastante demorada e complexa.
Os potenciais compradores, no momento de escolha do seu imóvel, têm em consideração o contexto económico e o mercado imobiliário mas existem muitos outros factores, igualmente relevantes, a ter em consideração no momento da aquisição.
De seguida, damos-lhe alguns conselhos que deverá ter em conta no momento da aquisição de um imóvel:
1) Verifique Todos os Documentos do Imóvel a Adquirir:
Ao verificar os documentos do imóvel, designadamente a certidão do registo predial ou igualmente designada de certidão de teor, ficará a saber se o imóvel tem ónus ou encargos registados a seu favor como por exemplo penhoras, hipotecas, contratos de arrendamento, usufrutos, dívidas de condomínio, entre outros).
É igualmente importante verificar se a obra está legalizada na Câmara Municipal e se tem licença de habitação de forma a evitar custos adicionais com o licenciamento, bem como perceber se imóvel tem ónus fiscais e se o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) se encontra regularizado junto de uma Repartição de Finanças. Deverá ainda solicitar ao Vendedor o Certificado Energético do imóvel.
O processo de obtenção dos documentos do imóvel revela-se bastante demorado e complexo pelo que sugere-se a consulta do seu advogado.
2) Consulte as Oportunidades de Negócios dos Bancos e Finanças:
Excelentes oportunidades de negócios poderão ser os leilões dos bancos e das finanças em que os preços de aquisição são bastante atractivos. No entanto, a quase totalidade destes imóveis tem registados em seu favor diferentes tipos de ónus e de encargos que deverão ser acautelados conforme mencionado no ponto 1).
3) Se Vai Recorrer a Crédito à Habitação Conheça as Taxas de Juro:
A EURIBOR poderá ser uma escolha interessante se estiver baixa, no entanto tem sempre o inconveniente de estar sempre sujeita a flutuações. Portanto, se pretende evitar oscilações da taxa de juro, o recurso à taxa de juro fixa poderá ser uma alternativa.
4) Informe-se Sobre Programas de Apoio Existentes:
Existem programas de apoio à compra de casa, pelo que inteirar-se dos programas de apoio ou outros recursos que, eventualmente, possam existir para a sua compra poderá ser uma mais-valia. Verifique se existem medidas de estímulo à aquisição de imóveis em zonas do interior do país ou de imóveis para reabilitação.
Se gostou do artigo, partilhe! Se precisa de apoio ou ajuda em matéria jurídica nesta matéria, contacte-nos e saiba como o podemos ajudar!