Vou ser testemunha num julgamento. Quem me paga o dia de trabalho?

O Mário foi notificado para comparecer no tribunal da sua residência, na próxima quinta-feira, a fim de intervir como testemunha num processo de violência doméstica. Ficou super indignado porque terá de faltar ao trabalho e perder a remuneração desse dia. Há algum direito que lhe assista? 

Ser testemunha num processo (crime ou não) não é um favor que se está a prestar a um dos sujeitos (ou partes) processuais. Ser testemunha é uma obrigação legal da própria testemunha.

A testemunha é de tal forma fundamental, em geral, num processo judicial que, em casos de justificada necessidade, o Código de Processo Penal prevê que possa inclusivamente ser detida para ser conduzida ao Ministério Público ou ao Juiz para depor.

No entanto, a Lei também não poderia obrigar uma testemunha a prescindir de tudo na sua vida para estar presente em julgamento.

Assim sendo, o Código de Processo Civil prevê que quando uma testemunha for devidamente notificada para comparecer a tribunal e tenha – ou não – prestado depoimento, pode pedir ao tribunal que lhe pague as despesas de deslocação e que estabeleça uma indemnização justa pelos incómodos ou prejuízos de ali ter estado.

Assim sendo, o Mário terá não só direito a ver pagas as despesas de deslocação até ao tribunal (seja na sua área de residência ou não), mas também a ser pago pela retribuição do dia de trabalho que perdera ao faltar ao emprego para estar presente em tribunal.

 

Se gostou deste artigo, divulgue-o e partilhe-o nas redes sociais. Quem sabe não ajuda pessoas com dúvidas e questões sobre este tema! Se precisar do nosso apoio, estão disponíveis os nossos contactos para o ajudar e esclarecer no que for preciso.

Este artigo foi escrito por Joel Oliveira Santos segundo as regras do Novo Acordo Ortográfico.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This field is required.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">html</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*This field is required.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.